Notícias
Iquego leva testes glicêmicos a mais de 500 pessoas no Mutirão da Prefeitura
05/08/2019 16h10 - Atualizado em 18/11/2019 17h05

   Parceria entre o governo de Goiás, por meio da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e prefeitura de Goiânia levou entre os dias 3 e 4.8, no Jardim Guanabara II, cerca de 500 testes de glicemia realizados durante Mutirão da Prefeitura, com oferta de aparelho de glicemia e tiras de teste comercializados pelo laboratório oficial goiano aos entes ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

   O presidente da Iquego, Denes Pereira, avalia como extremamente importante para saúde dos cidadãos a parceria entre a Iquego, por meio do Estado, e prefeitura de Goiânia, nos mutirões.

   “Levantamento feito nesse trabalho apontou que mais de 50 pessoas não sabiam que tinham alterações nos exames de glicose sanguínea ou de pressão arterial. Além de outras, que sabiam da condição de saúde mas alegaram não ter tempo para realizar acompanhamento das enfermidades apresentadas, adequadamente. Vemos, nessa união de forças entre estado e município. uma ação capaz de salvas muitas vidas e alertar quem precisa de tratamento antes que os casos se compliquem”, avaliou.

   Para o coordenador do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Goiânia (SAMU), André Braga, que também é chefe do estande da Saúde nos Mutirões da Prefeitura de Goiânia nos bairros, a expectativa é de que esse trabalho comunitário seja uma ideia estendida por todo Estado.

   “Já tivemos ganhos enormes nos mutirões em Goiânia onde nós, pela união de entes (são mais de 20 secretarias distribuídas entre estado e município nas áreas de saúde, educação, segurança, habitação e serviço social), nós aproximamos da população e levamos promoção e atenção à Saúde dos usuários”, diz.

   Para André, a prevenção só é eficaz porque detecta, precocemente, alterações de índices glicêmicos e de pressão arterial para que, em caso de testes alterados, encaminha-se esse paciente para uma condução clínica que melhor vai sanar a intercorrência.

   Para André, o principal objetivo da secretaria municipal de saúde de Goiânia é, agora, com o apoio do governo do Estado, realizar ainda mais campanhas.

   “Porque se eu trato a promoção e faço a prevenção precoce de doenças que podem ser crônicas e debilitantes, vou promover um indivíduo que será socialmente mais produtivo ao longo da vida. Ou seja, vou criar uma oportunidade prática para que essa pessoa possa viver mais e ter qualidade de vida.

   Prevenção de câncer de boca, de mama, pele e exames de oftalmologia também fazem parte do pacote no mutirão, onde a assistência em conjunto atingiu no último final de semana, mais de 3800 pessoas.

Hélio Batista,46, fez teste de glicemia no Mutirão da Prefeitura de Goiânia em parceria com a Iquego.

Noemi Pereira dos Santos,34, autônoma, fez exame de glicemia no Mutirão do Jardim Guanabara e agradeceu a iniciativa da Iquego.

Avenida Anhanguera, 9827 – Bairro Ipiranga Caixa Postal 15.102 – CEP.: 74.450-010 - Goiânia – Goiás

Atendimento ao Público: 08:00 às 18:00 – Segunda a Sexta Telefone: (62) 3235-2900 | 0800-622829

© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento